Fotografia

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: CS20022
Sigla: FOTO
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 2º, 3º 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Fernando Alberto Pinho Alves
Corpo docente: Fernando Alberto Pinho Alves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta Unidade Curricular pretende­se sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na
sociedade em geral e na comunicação social, em particular. Conhecer as origens e a evolução da fotografia, a
composição e a sua estética, passando pelo domínio dos diferentes equipamentos e técnicas até ao domínio
dos programas de edição de imagem fotográfica, são objetivos que procuramos promover nos estudantes.
­Conhecer a evolução histórica do processo fotográfico
­Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica
­Aplicar os conhecimentos básicos de laboratório de fotografia analógica, a preto e branco
­Identificar e adotar regras de composição fotográfica
­Conhecer procedimentos básicos de edição fotográfica
­Selecionar fotografias e organizar um portfólio fotográfico

Programa

Abordagens à história da fotografia, aos diferentes processos e aos seus protagonistas. Demonstração prática
dos diferentes componentes de uma máquina fotográfica e da sua relação na obtenção de fotografias
tecnicamente adequadas. A importância da Física, da Química e da Matemática na construção do processo
fotográfico. Aquisição e domínio das técnicas laboratoriais de fotografia analógica, a preto e branco.
Visionamento, produção e reflexão de trabalhos fotográficos que conduzam a uma melhor compreensão das
regras básicas de composição fotográfica. Identificação de correntes estilísticas com vista à criação de
hábitos e atitudes mais reflexivas. Exploração de programas adequados de edição de fotografia. Os portfólios
temáticos de fotografias e as suas exigências no que concerne à seleção e organização espacial das imagens.


Métodos de Ensino

Ao longo das sessões de trabalho serão realizadas: aulas teóricas com grande grupo; aulas práticas no
exterior, no estúdio e no laboratório com o grande grupo; demonstrações práticas de diferentes equipamentos;
visionamento de vídeos e fotografias com diferentes abordagens á técnica e estética fotográfica e
acompanhamento e debate individual das produções de cada um dos estudantes.
Avaliação e classificação
Os elementos em avaliação prendem­se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as
competências que os estudantes adquiriram: técnica fotográfica; técnica laboratorial; criatividade e
originalidade na composição fotográfica; cumprimento de prazos, peças solicitadas no portfólio assim como os
níveis de envolvimento na Unidade Curricular, organização e apresentação do portfólio fotográfico. Estes
parâmetros são distribuídos e discutidos com os alunos no início de cada semestre.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
APARCICI, R., GARCIA­MANTILL, A. (1989) – Lectura de Imágenes. Madrid: Ediciones de la Torre. BARTHES,
Roland (1984) – A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Fronteira
DONDIS, Donis A (2000) ­ Sintaxe da linguagem visual. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
FREEMAN, Michael (1993) – Grande Manual da fotografia. Lisboa: Dinalivro.
HEDGECOE, John (1994) – O novo Livro da Fotografia. Lisboa: Centralivros.
MAH, Sérgio (2003) – A fotografia e o privilégio de um olhar moderno. Lisboa: Edições Colibri
REGO, Jorge (1994) – Fotografia. Lisboa: ASA.
RICHARD, Ehrlich (1986) – Diccionário de Fotografia. Lisboa: Dom Quixote.
SANTOS, Joel (2010) – Fotografia – Luz, Exposicão, Composicão, Equipamento. V.N.Famalicão: Centro
Atlântico.
SENA, António (1998) – História da imagem fotográfica em Portugal­ 1839­1997. Porto: Porto Editora.

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